quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Amiloidose cardíaca




(Ver o video abaixo; mesmo paciente)

Paciente não hipertenso com quadro de ICC global (dispneia, estase jugular, edema MMII e hepatomegalia). Observar o padrão restritivo da disfunção diastólica e a velocidade S do Doppler tecidual septal muito diminuida (3cm/s) apesar da contratilidade normal na avaliação subjetiva/visual. Diagnóstico diferencial dificil com a Miocardiopatia Hipertrófica Não Obstrutiva, porém mais provável pelo quadro clínico e o envolvimento do ventriculo direito.

Amiloidose cardíaca

Alterações segmentares na Miocardite Cronica Chagásica


O aneurisma apical é muito característico da Miocardite Cronica Chagásica, tem o aspecto digitiforme e o afilamento abrupto do músculo cardíaco, o que difere da cardiopatia isquêmica pois nesta última o afilamento não é tão abrupto devido a fibrose nas bordas do aneurisma. Apesar do aneurisma apical ser a alteração segmentar mais frequente e mais característica da MCC outras regiões são particularmente afetadas inclusive com aspecto de aneurisma como mostra a figura. Nós estudamos estas alterações regionais da MCC e encontramos que o segmento posterior (ínfero-lateral) basal e o septo basal são os mais frequentemente envolvidos depois do ápice: 30%, 17% e 64%, respectivamente. O aspecto do afilamento abrupto localizado no septo basal (tipo uma "mordida") é também muito típico da MCC na nossa experiencia (Camara EJN "Alterações segmentares da contratilidade do VE na cardiopatia chagásica com e sem dilatação ventricular", Arq Bras Cardiol 1993, 60/3: 151-5).

domingo, fevereiro 14, 2010

Trombo Aderido ao SIA

Mulher de 30 anos, submetida a troca de valva mitral há 20 dias (bioprótese), cursando com febre, motivo da solicitação de ecocardiograma transtorácico.