terça-feira, abril 06, 2010

Dextrocardia com CIV




Dextrocardia é uma anomalia cardíaca posicional em que o coração está localizado no hemitórax direito com o eixo da base para a ponta voltado para a direita e caudalmente. O mal poscionamento é intrínseco ao coração e não é causado por anomalias extracardíacas, diferenciando de dextroversão. Essa malformação decorre de uma rotação anômala do tubo primitivo do coração para a esquerda, o que ocorre por volta da 8ª semana de vida embrionária. É uma condição geralmente associada a situs inversus (incidência de 1:10.000), sendo a associação com situs solitus menos frequente (1:30.000 em nascidos vivos e 1:900.000 na população adulta). Observa-se também associação com malformações extracardíacas (poliesplenia, asplenia, Síndrome de Kartagener) e cardíacas (transposição das grandes artérias,Tetralogia de Fallot, defeitos do SIV, do SIA, regurgitação aórtica, mitral, atresia tricúspide, estenose pulmonar e ventrículo único).
É sugerido para a análise radiológica uma abordagem sistemática. Recomenda-se uma seqüência lógica de avaliação venoarterial: dos átrios para os ventrículos e grandes artérias. Observa-se inicialmente o situs visceroatrial, seguindo-se com avaliação das conexões atrioventriculares, morfologia e situs ventricular, posições das câmaras, conexões ventrículo-arteriais e a relação com as grandes artérias. As anomalias associadas como defeitos septais ou valvares também devem ser avaliadas.


Um comentário:

  1. À realização do ECO, o paciente pode ser posicionado em decúbito lateral direito e poderão ser realizados os cortes paraesternal direito e apical direito.

    ResponderExcluir