segunda-feira, fevereiro 28, 2011














Paciente do sexo masculino, 9 anos, portador de Linfoma de Hodgkin, em quimioterapia. Fez ECO TT durante avaliacão pré - transplante que evidenciou massa móvel, 15 x 11 cm de diâmetro no átrio direito, logo abaixo da valva tricúspide. Quais as possibilidades diagnósticas?





3 comentários:

  1. Primeiro quero dizer que acho ótimo reavivar o blog.
    Segundo, não consegui ver as imagens em movimento, mas a primeira coisa que vem à cabeça é vegetação. E aí? Qual o diagnóstico?

    ResponderExcluir
  2. O achado de uma massa intracardíaca faz lembrar alguns diagnósticos. Entre os mais comuns estão tumores intracardíacos (benignos x malignos - primários x MT), trombos e vegetações. A RM com gadolíneo pode contribuir para diferenciar o primeiro subgrupo dos dois últimos: tumores cardíacos como são vascularizados apresentam realce tardio; já trombos e vegetações não.

    ResponderExcluir
  3. Minha impressão é que há pedículo se inserindo no anel tricuspídeo, e que o centro da massa tem apecto anecóico (área cística do tumor ou coágulo do trombo), e já que tem mobilidade e as dimensões são maiores que 10 mm, apresenta potencial emboligênico, seja trombo ou tumor.
    Acho menos provável se tratar de vegetação.

    ResponderExcluir