quarta-feira, maio 25, 2011

Endocardite Infecciosa em Valva Mitral















Perguntas:

(1) O tamanho dessa vegetação indica tratamento cirúrgico? Qual a evidência a respeito de indicação círúrgica de acordo com o tamanho da vegetação?
(2) Neste caso há alguma utilidade em complementar esse exame com ecocardiograma transesofágico?
(3) O ecocardiograma transtorácico precisa ser repetido para guiar o tratamento?

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se há evidências a respeito do tratamento cirúrgico estar indicado na endocardite infecciosa apenas pelo tamanho da vegetação. Está indicado nos pacientes que evoluem com ICC refratária, acometimento perivalvar com abscessos ou doença não controlada, apesar de terapêutica antibiótica adequada.

    Quanto ao ETE, estas imagens são bastante convincentes, não havendo necessidade do mesmo para gerar um critério maior para o diagnóstico, entretanto, na dependência da evolução, penso que poderá ser útil para afastar complicações locais.

    Para guiar o tratamento o controle de cura a ser considerado é a hemocultura e não o ecocardiograma.

    ResponderExcluir
  3. Observa-se uma grande vegetação móvel (provavelmente > 10 mm), aderida ao folheto anterior da valva mitral. O paciente apresentou quadro de dor lombar e paraparesia de provável causa embólica. Estes dados de embolia e vegetação grande (>10 mm) são indicativos de cirurgia.
    O ETE acrescenta informações ao ETT devido a sua maior acurácia no diagnóstico das complicações, como abscessos e fístulas.
    No seguimento da antibioticoterapia é importante repetir o ETT para detectar complicações e acompanhar dimensão da vegetação.

    ResponderExcluir