sexta-feira, novembro 08, 2013

Vegetação?

Paciente mantendo SRIS, com antibióticos de amplo espectro e sem foco definido. Por 1 semana, teve eletrodo de marcapasso provisório implantado, sem o mesmo há mais de 1 semana. Sem germe isolado ainda, foi solicitado Eco TE para procura por evidência de endocardite. Eis o que encontramos.



Um comentário:

  1. Julgo que o laudo desse ecocardiograma deve ter a seguinte conotação: há uma estrutura atípica no ápice do VE, que pode (ou não) corresponder a vegetação (que foi exatamente o motivo da realização do exame).
    É impossível definir categoricamente isto pelo eco, mas o laudo deve levantar essa questão. Aqui entre nós, acho que é vegetação, mas achar é fácil, cada uma achará uma coisa diferente nesse exame.

    Agora saindo da imagem e pensando como clínico do paciente: o quadro clínico é de infecção grave, sem sítio definido, que ocorreu durante uso de marca-passo provisório. Havia uma probabilidade pré-teste pelo menos intermediária de ser endocardite. Sendo assim, com esta imagem, a probabilidade final de endocardite é incrementada para alta o suficiente para investir no tratamento. "Diagnóstico é a arte da incerteza e a ciência da probabilidade", como dizia William Osler.

    ResponderExcluir